SUBSTITUIÇÃO DO PAVILHÃO NACIONAL NO PARQUE DA INDEPENDÊNCIA

Na manhã de 20 de novembro de 2021 às 10h aconteceu Substituição do Pavilhão Nacional no Monumento à IndependênciaParque da Independência sito Praça do Monumento, s/nº – Ipiranga, bandeira patrocinada pelo GOB-SP.

Essa foi última cerimônia do ano que contou com o Apoio do Grande Oriente do Brasil de São Paulo, das lojas da Região do Ipiranga, das Três Potências Regulares da Maçonaria Paulista (G∴O∴B∴, G∴O∴P∴ e G∴L∴E∴S∴P∴), teve a adesão dos irmãos, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas da Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente do Brasil de São Paulo.

Após a cerimônia os presentes puderam fazer a visita na cripta onde se encontram os jazem os restos mortais de D. Pedro I.

Monumento à Independência do Brasil, também chamado de Monumento do Ipiranga ou Altar da Pátria, é um conjunto escultórico em granito e bronze pertencente ao Parque da Independência. Localiza-se na cidade de São Paulo, às margens do Riacho do Ipiranga, no lugar histórico onde D. Pedro I teria proclamado a independência do Brasil do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves em 7 de setembro de 1822. O Monumento foi inaugurado como parte das comemorações ao centenário da independência, em 1922, embora tenha sido concluído apenas quatro anos depois.

Em 1953 fora iniciada a obra da cripta Imperatriz Leopoldina e depois em 1972 foram nela depositados os restos mortais de D. Pedro I, e em 1984, D. Amélia. Já em 2000 fora desenhado pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) uma forma de acesso ao interior do monumento onde jazem os restos mortais destes, chamando o espaço de Capela Imperial.
A Substituição do Pavilhão Nacional, o nome oficial da cerimônia, tornou-se uma das celebrações cívicas cultivadas no Bairro do Ipiranga que ocorre a cada 3 meses.

Publicação: Secretaria de Comunicação e Informática do Grande Oriente do Brasil de São Paulo

Compartilhe Esse Post

Posts Recentes

Materiais da Campanha

Os materiais serão disponibilizados conforme o calendário da campanha