No dia 01 de junho de 2023, na A∴R∴L∴S∴ Independência e Conhecimento nº4.336, Or∴ de São Paulo, em memorável e histórica Sessão Magna de Consagração e Entrega do Estandarte, conduzida pelo V∴M∴ José Carlos da Silva Junior.
A Comissão de Consagração e Entrega do Estandarte nomeada pelo Grão-mestre do Grande Oriente do Brasil de São Paulo foi composta pelos IIr∴: Presidente, Poderoso Secretário Estadual de Relações Internas Ir∴ Ruberval Ramos Castello, 1º Vig∴ Poderoso Secretário Estadual Adjunto de Relações Internas Ir∴ Fernando Carlos Ribeiro, 2º Vig∴ Ir∴ Marcos Tomaz da Silva e abrilhantada pela desenvoltura do Mestre de Cerimônias, Poderoso Secretário Estadual de Orientação Ritualística Ir∴ Pedro Rodrigues Bueno Junior.
A Sessão foi abrilhantada por Autoridade Maçônica, Veneráveis Mestres, Mestres e Aprendizes de lojas co-irmãs da região.
Descrição do Estandarte (Heráldica)
A respeito do estandarte da Oficina, símbolo notoriamente heráldico de das fileiras maçônicas, enumeram-se 09 (nove) itens, os quais se descrevem sucintamente a seguir:
OVO – É um símbolo que representa a vida e consequentemente o renascimento, tal qual a nossa Loja que renasceu de outra, assumindo sua Carta Constitutiva.
CORUJA – A coruja é decerto um dos arquétipos mais icônicos que conhecemos. Ela nos remete ao intelecto, ao conhecimento e à sabedoria, trazendo a luz para nossa vida. A luz que todos os maçons buscam na Arte Real.
CAVEIRA E OSSOS CRUZADOS – Sua simbologia faz alusão para a mudança ou transformação na vida de um individuo, principiando uma nova etapa ou ciclo. Quando somos iniciados na Maçonaria, ao adentrarmos no Templo passamos pela morte do profano, tendo a nossa ressurreição para a vida eterna logo após.
BANDEIRA DO BRASIL – Ela nos serve de inspiração, patriotismo e busca incessante pela ordem e progresso.
OLHO DA PROVIDÊNCIA – O Olho que Tudo Vê aparece como parte importante da iconografia da Maçonaria. O Olho que Tudo Vê é com certeza um apontamento para que os Maçons mantenham-se firmes em seu caminhar, pois sempre estão sendo observados pelo Grande Arquiteto do Universo.
ESQUADRO, COMPASSO E A LETRA “G” – O esquadro representa de maneira simplista o caminho correto que os Maçons devem seguir na busca do civismo e da moralidade. O compasso é o aparato utilizado pelo G∴ A∴ D∴ U∴ para traçar os seus planos. A letra “G”no seu centro, dentre tantos significados podemos realçar a geometria, por inquirir a obra divina do equilíbrio e harmonia de tudo e de todos no Universo.
PAVIMENTO MOSAÍCO – O pavimento mosaico em sua dualidade, preto e branco, representa dois princípios antagônicos. São eles, por exemplo, o positivo e o negativo, a escuridão e a luz, a luta entre o bem e o mal, dentre tantas outras dicotomias. COR AZUL – O azul é a cor que contempla em seu bojo todas as características boas. É a cor totalmente afinizada com a vida das pessoas, pois seu efeito psicológico com o passar dos anos adquiriu simbolismo universal. Ela ressoa nos sentimentos tacitamente bons, de simpatia, de harmonia, de amizade e de confiança.
ESTRELAS E CONSTELAÇÕES – Esses símbolos nos remetem à Abóbada Celeste existente nos Templos Maçônicos no R∴ E∴ A∴ A∴, caracterizando numa dantesca e fecunda fonte de aprendizado, nos elevando espiritualmente.
Em breves palavras, não se foi capaz de aprofundar em simbologias tão ricas em conteúdo.
Contudo não faltou esforço para que em poucas linhas o eixo central do real entendimento fosse exposto com o mínimo de sucesso.
Agregando todos os símbolos num só viés de caminhar, isto é, com independência e conhecimento somos capazes de renascer melhores a cada dia, anuídos com muita sabedoria, sem o medo limitador, transformando nossa vida, sobretudo com ordem, respeito e progresso.
Sempre crentes da presença e ajuda do Criador, agente equilibrador do micro e macrocosmo, principalmente das dualidades que nos afligem.
Sendo justos e de bons costumes valorizamos o espiritual sobre o meramente material, fomentando bons e sinceros sentimentos.
São Paulo, 6 de junho de 2023