Na noite de 18 de agosto de 2022, a A∴R∴L∴S∴ União e Trabalho VI nº 2254, oriente de Paulínia, do Rito Escocês Antigo e Aceito e da 9ª Macrorregião realizou Sessão Magna Publica com Palestra do Eminente Grão-Mestre Estadual Irmão Gerson Magdaleno sobre o tema “A Maçonaria, a História do Brasil e os 200 anos do GOB.”, com uma egrégora maravilhosa e de casa cheia.
A Sessão teve por objetivo, comemorar a Semana da Maçonaria, que foi regulamentada pela lei Municipal 3986/2021, divulgando os ideais da maçonaria e da Loja. Houve entrega de comendas maçônicas a irmãos e reconhecimentos às autoridades do Executivo e Legislativo Municipais.
As autoridades Municipais, foram portadores da Moção 134/2022, cujo conteúdo de congratulações e aplausos à Loja Maçônica União e Trabalho VI N° 2254 do município de Paulínia, pelos 38 anos (Bodas de Carvalho) de fundação e atuação distinta na sociedade, comemorados em 04 de maio de 2022.
Na ocasião o Grão Mestre Estadual deixou a reflexão filosófica sobre a conduta do Maçom dentro e fora de loja e como devemos promover a Harmonia e fraternidade constante em nossa vida e nas lojas.
A Sessão presidida pelo V∴M∴ Claudio José Gatti, abrilhantada por lojas coirmãs visitantes, representadas pelos seus obreiros, dentre eles Autoridades Maçônicas, Veneráveis Mestres, Mestres, Companheiros e Aprendizes. Das autoridades Municipais destacou-se a presença do Prefeito Edenilson Cazellato, do Presidente da Câmara Municipal Vereador Fabio Valadão e do Vereador Cicero Brito (autor da Lei Municipal) e para completar o sucesso da Magnifica Sessão, a marcante presença de familiares, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas.
HISTÓRIA DA LOJA UNIÃO E TRABALHO VI N° 2254
ORIGEM — FUNDAÇÃO
No dia 04 de maio, a LOJA MAÇÔNICA UNIÃO E TRABALHO VI N° 2254 comemora seus 38 anos de fundação. Não poderíamos deixar de nos manifestar nesta data tão significativa, que homenageia os membros desta ilustre sociedade fraternal de caráter universal formada por membros sem distinção de raça, nacionalidade, cultura, credo, religião com a finalidade de buscarem o aperfeiçoamento intelectual, moral e ético para enfrentar as diversidades do mundo e combater os males que afligem a sociedade, firmados nos princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade. As 20 horas do dia 04 de maio de 1984, reuniram-se a Avenida João Aranha s/n° (Estância Ninica) no oriente de Paulínia, Estado de São Paulo, os Irmãos Mestres Maçons: Antônio Sérgio Cerri Martinez, Álvaro de Almeida, Devanir de Jesus Negri, João Caio Silva, Manoel Rodrigues Barbosa, Mário Watanabe, Mário Zanovelo, e o Companheiro Maçom Wanderlei Penteado e mais inúmeros irmãos de outras cidades de origem, Lojas Maçônicas e até diferentes Potências Maçônicas, especialmente os membros da ARLS INDEPENDÊNCIA, do Oriente de Campinas, fundaram a ARLS UNIÃO E TRABALHO VI N° 2254, sob os auspícios do Grande Oriente de São Paulo e federada ao Sereníssimo Grande Oriente do Brasil.
A ESCOLHA DO NOME “UNIÃO E TRABALHO”
Vivendo num mundo competitivo, onde se travam batalhas pela sobrevivência natural e social, dedicar parte do seu precioso tempo aos amigos de jornada tem grande importância, tendo-os como verdadeiros irmãos nos laços de afeição e amizade, procurando juntos galgar com coragem e dignidade caminhos que conduzem às tarefas que enobrecem todo homem de bem, desbastando as dificuldades, somando esforços como verdadeiros Irmãos no sentido literal da palavra. Surgiu então o nome UNIÃO E TRABALHO, aprovado por unanimidade e representando responsabilidade a todo aquele que propõe a compor essa grande família, batizada por uma vivência alicerçada nos princípios da fraternidade, união e lealdade.
ALGUMAS CURIOSIDADES
Os familiares, mulheres e filhos dos maçons, ao longo de 38 anos muito contribuíram nas promoções de Eventos, que angariaram recursos para a construção do Templo, colocando em prática o sentido de “Família Maçônica”. Não podemos deixar de destacar a atuação da senhora Ninica e de seu esposo Mário Watanabe, que cederam sua chácara, local de sua residência, para que fosse dado início a realização do projeto de fundação da Loja Maçônica.
O TRABALHO DA LOJA
Em Paulínia, a maçonaria faz parte de um significativo número de homens que cultivam todas as virtudes aprendidas e as estendem para o convívio com a comunidade em suas atividades diárias, exercendo importante papel de liderança nos mais diversos setores e nos mais variados segmentos da nossa sociedade. Admite, portanto que o homem e a sociedade são susceptíveis de melhoria e passíveis de aperfeiçoamento. Por outras palavras, aceita e promove a transformação do ser humano e da sociedade em que vive. Ao longo de sua existência a referida loja revelou homens de destaque nos mais variados campos de atividade econômica, política e social. Participam de ações sociais, através de seus membros, inúmeras entidades filantrópicas, como a APAE, Paulínia Racing Bicicross, Esperança e Vida, Casa da Sopa, AUPACC entre muitas outras, aplicando integralmente os postulados maçônicos. Por tudo isso, a ARLS UNIÃO E TRABALHO Vl N° 2254 tem representado com respeito e dignidade a ordem maçônica.
São Paulo, 21 de agosto de 2022
Publicação: Secretaria de Comunicação e Informática do Grande Oriente do Brasil de São Paulo