Na noite de 09 de maio de 2023, 3ª Macrorregião no Or∴ de Guarulhos reuniu-se a A∴R∴L∴S∴ Luz do Universo nº 2804, em Sessão Magna de Consagração e Entrega de Estandarte.
Os trabalhos foram conduzidos pelo V∴M∴ Flávio Bomfim Araújo e auxiliados pelos 1º Vig∴ Gilmar Pinheiro Rangel e 2º Vig∴ Wagner D. Antunes.
A comissão de Consagração e Entrega de Estandarte foi composta pelos: Poderoso Ir∴ Secretário Estadual de Relações Internas Ruberval Ramos Castello como Presidente, Primeiro Vigilante o Secretário Estadual Adjunto de Relações Internas Poderoso Ir∴ Fernando Carlos Ribeiro, Segundo Vigilante o Secretário Estadual Adjunto de Relações Internas Poderoso Ir∴ Marcos Tomaz da Silva e Mestre de Cerimônias o Secretário Estadual de Orientações Ritualísticas Poderoso Ir∴ Pedro Rodrigues Bueno Junior.
A Sessão foi abrilhantada por Autoridade Maçônica, Veneráveis Mestres, Mestres e Aprendizes de lojas co-irmãs
DESCRITIVO DO ESTANDARTE
Nosso estandarte, franjado em dourado, e nas medidas padrão (1,30 x 0,90),
se destaca pela imagem do GADU, que foi extraída de um manuscrito
iluminado do século XIII, e estampado na capa da revista “A Trolha”, nº 88, de fevereiro de 1994, mesmo ano de fundação de nossa Loja.
Aqui abrimos um parêntese para esclarecer que os manuscritos iluminados eram geralmente feitos de pergaminho ou papel, e as ilustrações eram criadas com tintas coloridas e ouro. O processo era trabalhoso requerendo habilidade e paciência de seus artífices, e os manuscritos eram geralmente muito caros e reservados para pessoas importantes e de maior poder aquisitivo.
Da análise do estandarte é possível observar que, o GADU com o compasso, onde representa a delimitação das fronteiras da criação, circunscreve os limites da humanidade dentro do universo. Essa delimitação é representada pela figura já mencionada, e se reporta à mais antiga alusão ao Grande Geômetra, mais tarde, Grande Arquiteto do Universo, ilustrada na Bíblia manuscrita do ano de 1250 (Bible Moralisée).
Nesta esteira, analisando nosso estandarte mais profundamente, pode-se dizer que o compasso simboliza a construção da perfeição, já que ele serve para desenhar a figura mais perfeita de todos: o círculo. Não obstante, também simboliza o olho de Deus, que vive dentro do coração e do espírito humano. Desta forma, podemos ver a perfeição do GADU nesta delimitação das fronteiras da criação, e o seu olhar que habita sobre o ser humano.
Abaixo do compasso, podemos observar uma célula que é constituída por um núcleo e citoplasma, encontrando‑se dentro de uma membrana celular, que regula as ações no interior e no exterior. O núcleo contém os cromossomos, que compõem o material genético da célula, bem como um nucléolo, que produz os ribossomos.
A célula é a menor unidade metabólica dos seres vivos, ou seja, é a menor unidade de vida. Mesmo sozinha forma um ser vivo completo como, por exemplo, as bactérias e protozoários, organismos unicelulares. Quando em grupo formam organismos pluricelulares, tais como: plantas, animais, etc.