Na noite de 03 de agosto de 2022 a A∴R∴L∴S∴ Esplendor nº 3480, Rito Adonhiramita, do Oriente de Piracicaba, da 10ª Macrorregião, realizou a sessão Magna Festiva de Comemoração de seus 20 anos, com Palestra do Eminente Grão-Mestre Estadual Irmão Gerson Magdaleno sobre o tema “Os mistérios por trás das palavras de abertura e fechamento de uma sessão do Rito Adonhiramita”, com uma egrégora maravilhosa e de casa cheia.
Na ocasião o Grão Mestre Estadual deixou a reflexão filosófica sobre a conduta do Maçom dentro e fora de loja e como devemos promover a Harmonia constante em nossa vida e nas lojas.
A sessão transcorreu sobre a presidência do V∴M∴ Rogério Mendes de Campos, onde vários irmãos deram testemunho sobre a história da loja, os momentos mais difíceis desde sua constituição até os dias mais recentes.
A Sessão, foi abrilhantada por lojas coirmãs, visitantes representadas pelos seus obreiros, dentre eles Autoridades Maçônicas, Veneráveis Mestres, Mestres, Companheiros e Aprendizes.
LOJA ESPLENDOR Nº 3480 – NUANCES DA HISTÓRIA
Antes desta tentativa de relatar o nascimento da Loja Maçônica Esplendor não poderia deixar de reconhecer o exaustivo trabalho dos irmãos Eduval Morales Fogaça que, sem sombra de dúvida, é um referencial na história da Maçonaria Piracicabana e André Diniz dos Santos Carmo que pela insistência e dedicação não economizaram esforços para a elaboração desta obra, um marco comemorativo dos trinta e cinco anos da Loja Maçônica Prudente de Moraes II.
Como já relatado, a Loja Maçônica Prudente de Moraes II é uma Loja filha da Loja Maçônica “Piracicaba” nos idos dos anos 1983. Uma Loja próspera que nasceu forte e já nos seus primeiros anos de vida apresentou um crescimento fabuloso com aquisição de irmãos valorosos, tanto que não demorou muito para sua total independência. Claro, com muito sacrifício esta independência já podia ser visualizada com a compra do terreno e posteriormente com a construção do Templo, algo que de início era quase que inimaginável. Mas, graças à união e abdicação dos irmãos, aquilo que era, aos olhos de muitos, intransponível, começa a tornar uma realidade. E assim o tempo foi passando e a Loja Prudente só colhia bons frutos com a aquisição de mais e mais irmãos em seu quadro.
Com o crescimento da Loja Prudente, o óbvio estava por acontecer, ou seja, a fundação de uma nova Loja Maçônica em nossa cidade. A princípio a ideia era a fundação de mais uma loja do Rito Escocês Antigo e Aceito, conforme se observa na prancha apresentada pelos irmãos Eduval Morales Fogaça, João da Silva Ferreira e Jorge Antonio Alcarde, apresentada na gestão do irmão Paulo Gusmão e aprovada na gestão Nivaldo Henrique Schäffer.
A observação feita pelo irmão Paulo Gusmão foi bastante considerada: “se vamos fundar uma nova loja, porque não em um rito diferente?”. Pouco tempo depois, uma Loja Maçônica do Rito Adonhiramita, estabelecida na cidade de Santos, com o intuito de divulgação do rito, através de dois de seus membros, os irmãos Murilo e Kabash, fizeram uma visita à Loja Prudente de Moraes II e se propuseram a uma demonstração do rito pretendido sem compromisso algum, e assim aconteceu. Em um sábado, os irmãos Murilo e Kabash, juntamente com os demais membros da Loja Maçônica santista vêm a Piracicaba, em um microônibus, trazendo todos os equipamentos necessários para uma sessão ritualística, a fim de fazer uma demonstração de como se desenvolve uma sessão maçônica no rito Adonhiramita. Terminada a sessão todos os irmãos piracicabanos ficaram admirados com a beleza do rito, porém não o suficiente para uma tomada de decisão. Ao se despedirem os amados irmãos santistas agradeceram a receptividade tiveram em Piracicaba ao mesmo tempo em que se colocou à disposição, caso a escolha para a fundação fosse o Rito Adonhiramita.
Ainda dentro deste contexto, o irmão Paulo Gusmão havia sido convidado para uma iniciação de um cunhado seu na cidade de São José dos Campos, na Loja Estrela Vega. Para não ir só, convidou o Irmão João da Silva Ferreira para com ele prestigiar aquela iniciação, que aceitou de imediato o convite sem saber que se tratava de uma iniciação do Rito Adonhiramita. Ao término da cerimônia ficaram tão encantados com a beleza do rito que a dúvida já não mais existia. Ao retornarem, estavam convictos que a nova Loja a ser fundada seria mesmo do Rito Adonhiramita.
Com a decisão tomada, havia ainda a necessidade do nome a ser dada à nova Loja Maçônica. A princípio o nome escolhido foi “Ordem e Progresso”, o que não foi possível por já haver outra loja com o onomástico, cabendo então a segunda opção: “Esplendor”. E este foi o nome escolhido
Quando tudo parecia definido para a nova fundação, eram necessários vinte e cinco irmãos, ao verificar o número dos disponíveis, verificou-se então que havia apenas vinte e três irmãos, necessitando ainda de mais dois, foi quando o Irmão Eduval Morales Fogaça entrou em contato com os irmãos Murilo e Kabash, os quais prontamente aceitaram fazer parte do quadro dos irmãos fundadores da Loja Esplendor. É bom salientar que estes irmãos, em uma das vindas a Piracicaba, com conhecimento da adaptação do templo para o exercício do novo rito, presenteou a loja com a mesa do Primeiro Vigilante, totalmente desmontável e prática, usada até hoje nas ritualísticas do Rito Adonhiramita.
Com a fundação da Loja Esplendor foi necessária também a instalação da diretoria provisória, ficando o veneralato a cargo do Irmão Eduval Fogaça. As primeiras iniciações da Loja Esplendor foram dos Irmãos Antonio Carlos Ribeiro e Ezio Antonio Pezzato.
Concluindo, nossas homenagens aos irmãos decanos da Loja Esplendor, Eduval Morales Fogaça, Paulo Gusmão, João da Silva Ferreira, Jorge Antonio Alcarde e Nivaldo Henrique Schäffer, que acreditaram que “digitus Dei hic est”.
São Paulo, 04 de agosto de 2022