Na tarde de 09 de setembro de 2022 no museu do Grande Oriente do Brasil de São Paulo – GOB-SP, sob a produção da Secretaria Estadual de Educação e Cultura aconteceu a inauguração da Exposição “200 Anos da Independência: Maçonaria Sempre Presente”, que na oportunidade, também ocorreu, a premiação do 1º Concurso Literário “Histórias Pitorescas da Maçonaria”.
Os 200 Anos da Independência do Brasil é um marco temporal de importância capital na história da maçonaria brasileira. Além do rompimento dos laços políticos com Portugal, é o ano em que o Grande Oriente do Brasil completa 200 anos.
O Grande Oriente de São Paulo, liderado pelo Eminente Grão-mestre Gerson Madaleno, não deixou essa efeméride passar em branco. Com a organização, expografia e abordagem temática desenvolvida pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura Maçônica – dirigida pelo Irmão Cesar Augusto Pascali Rago e executada por sua equipe, o recorte temático foi o enfoque diacrônico – cronológico – dos eventos que antecederam o dia 7 de setembro, bem como abordagem sincrônica, ou seja, o que aconteceu simultaneamente em diversos episódios.
No Museu do GOB-SP – Centro Cultural Maçônico Eurico Marcus Marques Mattos – há uma exposição permanente, onde material numismático, filatélico, e iconográfico é apresentado. A exposição temporária – que tem previsão de permanência até novembro – dos 200 Anos da Independência, enfoca os acontecimentos que antecederam o rompimento com Portugal, bem como figuras históricas de relevo nesse processo, como Maria Leopoldina, D. Pedro I, José Bonifácio e Joaquim Gonçalves Ledo.
A “linha do tempo” enfatiza acontecimentos desde a partida de José Bonifácio para Portugal, episódios como a Revolução Francesa, fuga da família real para o Rio de Janeiro, Revolução Liberal do Porto, fundação do GOB, Independência do Brasil entre outros. A magnífica expografia ficou a cargo do Ir.’. Augusto Roque, arquiteto, designer e museógrafo.
Há expositores com a biografia, medalhas com efígie, moedas e selos que aludem não só a D. Pedro I, como a José Bonifácio e Gonçalves Ledo.
O ponto focal da exposição é uma reprodução da obra “Sessão do Conselho de Estado” de Georgina de Albuquerque, de 1922. Nesta reprodução de mais de quatro metros de largura e três de altura, são sinalizadas as figuras retratadas, bem como suas biografias, biografias estas pesquisadas no DIB – Dicionário da Independência do Brasil – obra atualíssima, que foi lançada na Biblioteca Brasiliana da USP no dia primeiro de setembro de 2022. Assinam as biografias oito professoras e um professor, assinalando o protagonismo das mulheres não só na independência, mas também no seu trabalho historiográfico e de difusão de cultura e conhecimento.
Depreende-se, portanto, que o GOB-SP está na vanguarda da pesquisa, ensino e divulgação dos saberes em geral e do historiográfico em particular.
Os ganhadores do Concurso Literário foram:
Categoria CONTO
- A Intrusa, do Ir∴ Getúlio Canuto Vieira
Membro da A∴R∴L∴S∴ Colunas da Serra do Mursa, do Oriente de Várzea Paulista; - Um Estranho no Ninho, do Ir∴ Ricardo César Felippe
Membro da A∴R∴L∴S∴ Célula Mater da Nacionalidade, do Oriente de São Vicente; - O Maçom Seresteiro da Vila de Porto Feliz, do Ir∴ Reinaldo Crocco Júnior
Membro da A∴R∴L∴S∴ Inteligência, do Oriente de Porto Feliz
Categoria CRÔNICA
- Whatsapp, o Frankenstein, do Ir∴ Marcelo Chaim Chohfi
Membro da A∴R∴L∴S∴ Constância, do Oriente de Campinas; - Viagem ao Tempo, do Ir∴ Bruno Mendonça Agostinho
Membro da A∴R∴L∴S∴ Inteligência, do Oriente de Porto Feliz; - O Dia do Telhamento, do Ir∴ Genivaldo Antonio Gasparini
Membro da A∴R∴L∴S∴ União e Trabalho VI, do Oriente de Paulínia
Assistam a transmissão do evento :
Exposição 200 Anos da Independência do Brasil
São Paulo, 9 de setembro de 2022
Publicação: Secretaria de Comunicação e Informática do Grande Oriente do Brasil de São Paulo