O GOB-SP consciente de sua responsabilidade com o meio ambiente, com a sociedade e da importância de fazer o descarte correto de aparelhos eletro/eletrônicos, firma parceria com a COOPERMITI.
A COOPERMITI é uma cooperativa sem fins lucrativos que coleta, recupera, reutiliza e recicla Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) de forma ambientalmente correta.
Saiba mais em:https://coopermiti.com.br/
Nesse primeiro momento o GOB-SP terá uma Urna de Coleta de e-lixo na sua sede, situada na Praça da Sé, 96 8º andar.
Será o primeiro local onde Irmãos e familiares das Lojas da Capital e arredores, poderão fazer o seu descarte de lixo eletrônico consciente.
Nossa parceria com a COOPERMITI tem como objetivo aumentar os número de locais de coleta.
Pedimos aos Irmãos inicialmente de Lojas da Capital, que reservem um espaço em seus Complexos Maçônicos para colocarmos as Urnas de Coleta, que será disponibilizada pela COOPERMITI.
O QUE É LIXO ELETRÔNICO?
Lixo eletrônico, ou e-lixo, é todo material proveniente do descarte de eletrônicos, ou seja, tudo que já foi um eletrônico um dia. Alguns exemplos disso são computadores, impressoras, celulares, cabos, TVs, geladeiras, máquinas de lavar roupas, torradeiras, liquidificadores, fornos elétricos, etc.
POR QUE DESCARTAR CORRETAMENTE?
O e-lixo é composto por materiais inorgânicos como alumínio, cobre, chumbo, mercúrio e outros metais pesados, além de quase sempre estar envolto por plástico. Por conta disso, o descarte incorreto desses materiais acarreta diversos problemas socioambientais, uma vez que a coleta domiciliar não lida com esse tipo de resíduo e ele vai parar em aterros sanitários, contaminando o solo e a água e causando problemas de saúde pública.
Além disso, os materiais dos resíduos eletrônicos podem ser reciclados, o que implica na redução do uso de recursos energéticos, da liberação de carbono por indústrias e do uso de água.
No mundo, apenas 20% do e-lixo é descartado de forma correta. No Brasil, esse número cai para 3%.
INCLUSÃO SOCIAL
Além da conscientização no descarte correto do e-lixo, há uma ação importante de inclusão social nessa parceria.
Os trabalhadores da COOPERMIT são pessoas da comunidade carente da região, desempregados, semianalfabetos, que são estimuladas a aprender uma atividade profissional, tendo a oportunidade de crescer social e profissionalmente. A Cooperativa estimula seus parceiros a estudar e ter condições de viver com dignidade, toda a receita recebida pela venda dos componentes reciclados, é passada aos cooperados, tendo assim a oportunidade de ter uma vida digna.
Veja a Politica dos 3Rs(Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e sua importância, baixando o E-Book.
São Paulo, 07 de fevereiro de 2022