25 ANOS DA ARLS FRATERNIDADE SÃOMIGUELENSE Nº2927

A ARLS Fraternidade Sãomiguelense nº2927 completou no dia 18 de janeiro de 2021 25 anos de Fundação, neste ano atípico porém que promete muitas mudanças e o retorno a “vida normal” queremos parabenizar os irmaõs desta importante Loja, exemplo para toda a região, recebam nossos Fraternais Abraços.

Eduardo José Santos, Secretário Adj. de Relações Internas da 12ª Macrorregião  do Grande Oriente do Brasil de São Paulo e Giuliano Augusto Zacarias, Assessor Distrital do 2º Distrito da 12ª Macrorregião do Grande Oriente do Brasil de São Paulo.

Abaixo um relato histórico da fundação, redigido pelo Irmão Silvio Santos Vieira, este que também é exemplo para a Ordem e os irmãos!

HISTÓRICO

Tudo começou numa quinta-feira. Permita-nos dizer, diferente para nós de todas as quintas-feiras até hoje, pelos acontecimentos ocorridos no Templo da ARLS Fidelidade, ao nível da Rua Érico Veríssimo no 45 Vila Barth, Oriente de Itapetininga, que acabaram por marcar a criação de mais uma célula de trabalho e ideais maçônicos no cenário paulista e quiçá nacional. Reuniram-se vinte irmãos. O local era o Templo da ARLS Fidelidade, ideal para o que iria acontecer, exatamente às 22:00 hs.

 

FUNDADORES

Roberto Corrêa de Almeida Moraes, Jorge Antonio Pranches de Meira, Geraldo Fortes Sobrinho, Lauriano do Valle Filho, Luiz Gonzaga Noronha Ribeiro, Wilson Moreira de Camargo Júnior, Pedro Pires de Almeida Neto, Reinaldo Luiz Vieira, Manoel Gatto Júnior, Hélio de Oliveira, Rubens José Stievano, João Rodrigues Duarte, João Batista de Carvalho Lara, Joaquim de Medeiros Lara, José Ubirajara de Campos, Afrânio Franco de Oliveira Mello, Antonio Carlos Camargo, Ismar de Jesus Silveira, Eduardo Haruo Suguiama e José Luiz de Medeiros André.

DIRETORIA PROVISÓRIA

▪ Em dezoito de janeiro de 1996, naquela especial noite, marco zero da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Fraternidade Sãomiguelense, por proposta do Irmão Afrânio Franco de Oliveira Mello, fez-se a eleição da Diretoria provisória e após várias indicações foram eleitos por aclamação os seguintes Irmãos:

▪ VM: Wilson Moreira de Camargo Júnior; 1º V: Roberto Corrêa de Almeida Moraes; Or: Antonio Edson de Camargo; Secr: José Luiz Medeiros André; Tes: Eduardo Haruo Suguiama e Chanc : Reinaldo Luiz Vieira.

▪ Aos vinte e um dias do mês de janeiro de 1996, desta feita na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itapetininga, à Rua José Bonifácio no 608 em Itapetininga, reuniu-se a diretoria provisória com o fim precípuo de nomeação dos demais cargos em Loja, assim constituído:

▪ M Cer: Luiz Gonzaga Noronha Ribeiro; 1º Exp: Roberto do Nascimento Amaral; 2º Exp: Hélio de Oliveira; 1º Diá: Geraldo Fortes Sobrinho; 2º Diá: José Antonio Piedade; Hosp: Rubens José Stievano; Cob Int: Otávio Traballi de Camargo; Cob Ext: Joaquim de Medeiros Lara; M Banq: João Rodrigues Duarte; M Arq: José Ubirajara de Campos; P Band: Lauriano do Valle Filho; P Est: Manoel Gatto Júnior;  P Espd: Satosi Inoue; M Harm: Ismar de Jesus Silveira.

Nascia, no Oriente de Itapetininga, a ARLS Fraternidade Sãomiguelense, durante a primeira reunião de fundação, cujo título foi apresentado pelo Irmão José Ubirajara de Campos, diante outros tantos como: Fidelidade e Firmeza; Ciro Albuquerque; São Miguel Arcanjo e União de São Miguel Arcanjo.

▪ Com poucos anos de existência, trabalhando no Oriente de Itapetininga, no Templo da ARLS Firmeza. Após reunião realizada na residência do Irmão Silvio Santos Vieira, juntamente com o VM Luiz de Campos e participação ainda dos Irmãos José Carlos Carvalho Volta e Luiz Antonio de Carvalho Alves, abnegados Irmãos do quadro, fizeram com que viéssemos para o Or de São Miguel Arcanjo, instalando nossa Loja em um barracão gentilmente cedido pelo Irmão José Carlos Carvalho Volta, em sua Chácara “ Recanto dos Volta”, localizada No Acesso Salvador Alves dos Santos, 221, iniciando nesse novo Oriente aos 16 (dezesseis) dias do mês de fevereiro do ano de dois mil , com a realização da primeira Sessão. 

▪ Os Irmãos coesos e dedicados, sempre engrandecendo o nome de nossa Sublime Loja, levaram a termo a aquisição de um terreno localizado na Estrada Vicinal João Santiago Terra França, que liga São Miguel Arcanjo – centro – com o Bairro Santa Cruz dos Matos.

Posteriormente com o passar do tempo, já no ano de 2002, devido a localização e a inviabilidade da futura construção de nosso Templo naquele local, unidos em Loja, na data de 20 (vinte) de março desse ano, decidiu-se pela permuta daquele imóvel por outro melhor localizado no Centro da cidade, localizado no Acesso Antenor Moreira Silvério no 30, cuja permuta concretizou-se pela compreensão e espírito maçônico de nosso Irmão Og Pinto Alvim, então proprietário deste imóvel.

▪ Após a tomada de posse da nova Diretoria da ARLS Fraternidade Sãomiguelense, aos 08 (oito) dias do mês de junho de dois mil e dois, composta pelos Irmãos Silvio Santos Vieira (Presidente); José Carlos Carvalho Volta Júnior (Vice-Presidente); Lázaro Luiz Martins ( 2o Vice-Presidente; Marcos Mendes ( Orador); Adriano Francisco de Lucca Facholli ( Secretário); Og Pinto Alvim (Tesoureiro) e Luís Carlos da Silva (Chanceler), aos (19) dezenove dias desse mesmo mês, iniciou-se a construção do novo Templo, cujo projeto de construção coube ao nosso estimado Irmão Apr Rubens Reis Gonçalves Júnior, Engenheiro Civil, tendo como construtor o Senhor Jailson da Silva e ajudantes os Senhores Abel e Júnior, para erigirem a primeira etapa da obra.

TIMBRE

Nosso Timbre aprovado por ocasião da Fundação da ARLS Fraternidade Sãomiguelense, tem o formato de um círculo, lembrando a Eternidade e o Criador Supremo, sem início nem fim, abrangendo o todo.

▪ Internamente verificamos o Esquadro e o Compasso, numa alegoria que lembra perenemente ao verdadeiro Maçom que o Espirito predomina sobre a Matéria. A letra G no ponto central entre o Esquadro e o Compasso alude ao Princípio Criador e a Gnose, que têm como ciência máxima a geometria.

▪ Ladeando este conjunto podemos notar o Sol e a Lua, referindo-se respectivamente aos princípios masculino e feminino, e também, as forças naturais da Eletricidade e do Magnetismo.

▪ Sob o conjunto do Esquadro e do compasso, encontramos uma Trolha simbolizando a Indulgência que auxilia a espalhar o cimento místico da Amizade, o Maço simbolizando a Força de Vontade e o Cinzel simbolizando o Discernimento e a Educação do Maçom.

Enleando a parte externa do Circulo, encontram-se dos ramos de Acácia, símbolo da imortalidade da crença da vida futura e da perpetuidade das Obras do Homem.

Após estudos outros, realizados pelo então Apr Silvio Santos Vieira, nosso Timbre ganhou nova característica, sendo acrescentado as Colunas “B” e “J”, cuja proposta foi apresentada e aprovada por unanimidade em 20 de maio de 1998.

REGULARIZAÇÃO

▪ Diante da autorização para funcionamento provisório, através do ato no 126-95/99 de 03 de junho de 1996, foi nomeado o Ir Humberto Cordeiro Oliveira, Delegado Geral do Grão Mestrado do GOSP, para sobre sua presidência e juntamente com os IIr Orlando Antunes, Antonio Luiz Della Terra Rodrigues, Laureano do Valle Filho, Valdemar Parra, Enoch Teles, Wadi Ibraim, Darci Moraes de Oliveira e Luiz Antonio Beluzzi, realizaram a Sessão Magna de Regularização de nossa oficina, fazendo no ato a entrega da Carta Constitutiva e demais documentos previstos no Regulamento Geral da Federação Primeira Diretoria Regularizada, houve por bem abnegados Irmãos apresentarem a primeira proposta referente a primeira Diretoria da ARLS Fraternidade Sãomiguelense, ocorrida em 24 de junho de 1996 e, não havendo objeção, após as formalidades legais quanto as eleições foi eleita e devidamente empossada a nova diretoria e conseqüentemente instalado nosso primeiro Venerável Mestre, ficando esta assim constituída:

▪ VM: Ir Wilson Moreira de Camargo Júnior; 1º Vig: Ir Roberto Corrêa de Almeida Moraes; 2º Vig: Ir Afrânio Franco de Oliveira Mello; Or: Ir Antonio Edson de Camargo; Secr: Ir José Luiz de Medeiros André; Tes: Ir Eduardo Haruo Suguiama e Chanc: Ir Reinaldo Luiz Vieira.

SAGRAÇÃO DO TEMPLO

▪ No dia 03 de junho do ano de 2000, às l8:00 horas, três anos e meio depois de sua fundação, já no Oriente de São Miguel Arcanjo, onde implantamos nosso Templo na Chácara Recanto dos Volta, pelo Ato no 144-1999/2003, o Eminente Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo, Irmão João Batista Moraes de Oliveira, nomeia Comissão de Sagração. Evento de grande destaque e importância para nós da Fraternidade Sãomiguelense, concretizando seu primeiro e grande sonho, promoveu a Sagração de seu Templo, em memorável sessão com a presença de inúmeros irmãos.

 

 

Compartilhe Esse Post

Posts Recentes

Materiais da Campanha

Os materiais serão disponibilizados conforme o calendário da campanha