CONSAGRAÇÃO E ENTREGA DO ESTANDARTE NA ARLS LOTUS 2211 “A JUSTA” EM SÃO PAULO

Na noite de 07 de outubro de 2021, às 20h na ARLS Lótus nº 2211 “A Justa”, Oriente de São Paulo, Rito Escocês Antigo e Aceito, realizou-se a Sessão Magna de Consagração e Entrega de Estandarte, presidida pelo Venerável Mestre Marco Antônio de Souza.
A Comissão da Consagração e Entrega de Estandarte foi composta da seguinte forma: Presidente Eminente GME Gerson Magdaleno, auxiliado pelos: Primeiro Vigilante Poderoso Deputado Estadual Ir.´. Ruberval Ramos Castelo, Segundo Vigilante Poderoso Secretário Estadual Adjunto de Relações Internas Fernando Ribeiro e Mestre de Cerimonias Venerável Ir.´. Luiz Kraemer.

A A.´.R.´.L.´.S.´. Lótus 2211 – “A Justa”, foi fundada em 03 de maio de 1983, abaixo descrevemos o Simbolismo do Brasão de seu Estandarte:

  • “LOTUS. LOTI”, Tem duplo sentido. O mais antigo deles referia-se ao sentido do lodo, terreno alagadiço. Posteriormente, ao que se sabe, assimilou o sentido explícito daquilo que germinava e vicejava nesse tipo de terreno, ou seja, o da flor que nele se tornou característica: O lírio, a sugestão quer pretender um dúbio/duplo sentido, ou seja a própria flor, seja o solo donde vem o lírio, do barro.
  • “LOTI, LUXI, LEGE”, do Lodo, para a Luz, pela Lei”, assim, como semelhante lema, a novel Loja, intitulada “Lótus” (nesse caso, o lírio), exprime em seu nascedouro a origem, o destino e o caminho até este. Barrado Negro.
  • O chão, (salvada a parte esquerda, o lado bom), que representa o lodo, do qual fecunda o lírio; A Haste Verde – a coluna ou colunas, de sustentação da flor, isto é, a Loja em si.
  • O Cálice Turquesa, (só os lírios raros, do gênero do “lilium candidum”, possuem-no) representa o anteparo da essência, as pétalas, que integram a “corola”, ou coroa, dessa flor.
  • As Três Pétalas, sempre brancas, representadas um número mínimo de três, as quais, tradicionalmente adotadas para o mencionado tipo raro, a mais branca e cândida de todas as flores, denominada também de “lís”.
  • O Livro, que representa a Lei, na sua forma mais tradicional de expressão pública; O Meio Sol – representando a nascente da luz, o destino de todo aquele que busca a verdade, encontrando-a enfim, como a flor aí descrita.
  • A Folha Sobre o Livro, representando os Irmãos que iniciam na referida Loja.
  • A Folha Embaixo do Livro, para representar os Irmãos que nela ainda vão ingressar.
  • Os Dois Círculos Concêntricos, o interno, ligeiramente mais espesso, que representa o universo tangível e possível de ser conhecido na sua plenitude, e o externo, mais distante, por essa razão mais difícil de tocar-se e compreender-se, todavia, pertinente à natureza humana, existente também em seu complexo de vida indagativa.
  • As Cores Utilizadas, preto sobre fundo branco, verde, azul turquesa e amarelo, representam o que realmente o são, e como foram anteriormente descritas nos diferentes símbolos relacionados; evidenciando-se o amarelo, da luz solar; a turquesa azul, para destacar a cor celeste, o espaço intermediário entre o solo material e o infinito universo; o verde, que é seiva, vigor e, por conseguinte, a vida; o branco, pureza; e o preto, também com duplo significado, ou seja, o da própria tinta que imprime a verdade, delimitando o espaço, criando a simbologia das figuras incorporadas entre sí, e, ao mesmo tempo, que contraria à luz; também é treva, o espaço a ser descoberto, limpo e iluminado; e as inscrições, todas em vermelho, que também representa a vida, tendo em vista a simbolização do próprio sangue.

    São Paulo, 7 de outubro de 2021.

Publicação: Secretaria de Comunicação e Informática do Grande Oriente do Brasil de São Paulo

 

Compartilhe Esse Post

Posts Recentes

Materiais da Campanha

Os materiais serão disponibilizados conforme o calendário da campanha