Na noite de 05 de janeiro de 2023, a A∴R∴L∴S∴ Fraternidade de Santos nº 132, R∴E∴A∴A∴ da 6ª Macrorregião, presidida pelo V∴ M∴ Ir∴ Diego Fonseca Santana que conduziu a Sessão Magna de Aniversário de 170 anos de fundação da Loja.
No decorrer da Sessão o Orador Ir∴ Rogério Días Baixo leu um texto alusivo a história da loja e os serviços por ela realizados juntos a sociedade Santista, Baixada Santista, Estado de SP e pelo Brasil.
A Loja foi homenageada por uma medalha do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito através do Grande Secretário de Relações Exteriores Ir∴ Mario Sérgio Nunes da Costa e sua comitiva pelos seus trabalhos nos Graus Filosóficos durante todos esses anos.
Uma outra homenagem foi feita pela Loja Ypiranga nº 083 através de seu V∴ M∴ Ir∴ Alexandre de Souza que entregou um Diploma e Comenda de seus 175 anos completados em 2022.
Ao final o V∴ M∴ Ir∴ Diego Fonseca Santana fez leitura divertida homenageando seus obreiros.
Abrilhantaram a Sessão, Autoridades Maçônicas do GOB e do GOBSP, das Potências Coirmãs Regulares e Reconhecidas GLESP e GOP, Veneráveis Mestres, Mestres, Companheiros e Aprendizes da Baixadas Santista e Estado de SP.
Assista ao vídeo e se inscreva no canal do GOBSP no Youtube
LOJA FRATERNIDADE DE SANTOS – 170 anos
Parabéns Fraternidade de Santos !!!!
Cento e setenta anos de existência é para pouquíssimas instituições. Mais que existir como uma Loja maçônica, são anos de historia fazendo muita diferença na sociedade, erguendo templos a virtude e cavando masmorras ao vicio. Por certo passou também por muitos percalços, dificuldades e obstáculos mas sempre se mantendo na linha de frete da sociedade, buscando ajuda-la e fortalece-la.
Imaginem meus irmãos uma Santos na metade do século XIX, nessa época, nossa cidade tinha uma pequena população que não chegava a 10.000 habitantes e era praticamente um grande charco, em uma área de aproximadamente 700 mil metros quadrados, incluindo-se os arrabaldes, que se localizava onde é hoje o Centro da Cidade e o Valongo onde o povo santista vivia de forma simples e modesta.
Nessa época, mais exatamente no dia 05 de janeiro de 1853, o Dr. Bernardo Avelino Gavião Peixoto, em um sobrado localizado em Santos, reuniu os Maçons José Maria de Andrade, Martim Francisco Ribeiro de Andrada, Bernardo Augusto Rodrigues da Silva, Frei Luis de Santo Ambrózio, Francisco Martins dos Santos, Joaquim de Jesus Pereira, Thomaz Rufino de Jesus, Manoel José Carneiro Bastos, Ângelo Garcia de Souza Ramos, Joaquim José Gomes, João Batista da Silva Bueno, Francisco Alves da Cunha, Joaquim José da Costa e Silva, João Manoel Alfaia Rodrigues, Tristão Cardozo de Menezes Souza, João Baptista de Souza e Manoel Luis Ferreira para dizer lhes sobre o pedido da Loja Piratininga que lhes solicitava esforços em criar uma Loja Maçônica no Vale de Santos.
Sendo assim, colocada em votação a fundação de uma Loja Maçônica, foi esta aprovada e escolhido o título de “Loja Fraternidade”, assim sugerido pelo Irmão Martim Francisco. Também eleita nesta reunião a Administração Interina que assim foi composta: Venerável Mestre, João Antonio de Sá; 1º Vigilante, Martim Francisco Ribeiro de Andrada; 2º Vigilante, Francisco Alves da Cunha; Orador, Bernardo Avelino Gavião Peixoto; Secretário, Manoel Luis Ferreira e Tesoureiro, Joaquim de Jesus Pereira”.
Assim nasceu a Loja Fraternidade de Santos, que hoje conduz o Educandário Anália Franco, que educa e forma mais de 300 crianças, a Casa do Sol, que tem condições de atender até 150 moradores, como são são chamados os internos, possibilitando uma vida mais feliz, mais digna, àqueles que já viveram a maior parte de suas existências. São duas entidades consideradas modelos em nossa região.
Nesta data, como fazemos anualmente, damos uma olhada para trás sobre esses 170 anos de existência, reconhecemos e celebramos estes anos de muito esforço e trabalho maçônico mas, não esquecemos do nosso olhar para futuro, onde e quando devemos sempre ter a certeza que nosso trabalho, como obreiros da Loja Fraternidade de Santos, estarão imbuídos do amor que nos norteia em todas as nossas ações e atitudes, nos levando para um futuro promissor, convictos que continuaremos a combater a ignorância, os preconceitos e os erros, ajudando a cidade, a região, o estado e o país a ser um lugar e uma sociedade melhores.
-
São Paulo, 06 de janeiro de 2023
Publicação: Secretaria de Comunicação e Informática do Grande Oriente do Brasil de São Paulo