Na noite de 09 de setembro de 2022, a G∴B∴O∴A∴R∴L∴S∴ Estrela de Rio Claro nº 496, oriente de Rio Claro, do Rito Escocês Antigo e Aceito e da 10ª Macrorregião realizou Sessão Magna de Entrega de Comendas com Palestra do Eminente Grão-Mestre Estadual Irmão Gerson Magdaleno sobre o tema “Os Mistérios na Abertura de uma Sessão Maçônica”, com uma egrégora maravilhosa e de casa cheia.
Nesta data festiva, onde a Loja Estrela do Rio Claro nº 496, comemora seu aniversário de 127 anos, o Grão Mestre, Eminente irmão Gerson Magdaleno e o Grão Mestre Geral Adjunto, Sapientíssimo Irmão Ademir Candido da Silva, receberam um presente especial, uma garrafa de Gim produzida por um membro da Loja.
Na ocasião, o Grão Mestre Estadual, em conjunto com Grão Mestre Geral Adjunto, fizeram entregas de comendas, Estrela de Distinção Maçônica (mais de 35 anos de Ordem) o Ir∴ Adherval Mário Francischini e as Comendas da Ordem do Mérito de Dom Pedro I, (acima de 45 anos de Ordem) aos Sapientíssimos IIr∴ Carlos Henrique Lopes Coutinho, Jocelio Ribeiro Alves Mothé e Oswaldo César, todos com 51 anos de ordem.
Na sequência da Sessão, o Grão Mestre Estadual e o Grão Mestre Geral adjunto, entregaram a Loja o título de Cruz da Distinção Maçônica, título concedido as Lojas que completaram 125 anos de existência. Juntamente com o Ir∴ Deputado Estadual Aldo Demarchi, entregaram ao Venerável Mestre da Loja, um Diploma de Reconhecimento em Homenagem ao Dia do Maçom, outorgado pela Assembleia Legislativa do estado de São Paulo – ALESP.
A Sessão presidida pelo V∴M∴ Alexandre Ramalho Ferreira, abrilhantada por lojas visitantes, representadas pelos seus obreiros, dentre eles Autoridades Maçônicas, Veneráveis Mestres, Mestres, Companheiros e Aprendizes.
HISTÓRIA DA LOJA
OS 127 ANOS DA LOJA ESTRELA DE RIO CLARO
A História da Loja Estrela de Rio Claro começa com uma referência a Loja Fraternidade 3ª Autorizada a funcionar em Rio Claro, conforme decreto do Grão Mestre Geral, Saldanha Marinho, de 27 de janeiro de 1868.
Não temos muitas informações dessa, apenas que funcionava na Av Aurora (atual avenida 4) entre as ruas da cadeia (rua 5) e rua Formosa (rua4), outro detalhe importante mostra que a Maçonaria em Rio Claro, começou em defesa das liberdades. No arquivo do município consta que conforme escritura lavrada no Livro 8 do cartório Molina, a Loja Fraternidade 3ª em 26 de junho de 1872, comprou de Maria Caetano Ferraz de Azevedo a liberdade de um menino escravo, pelo valor de 300.000 reis.
Essa Loja constou dos registros do Grande Oriente do Brasil, até 1875, época em que ter abatido colunas. A história da Loja Estrela se liga a Fraternidade 3ª, pois o breve constitutivo ela se denomina Loja “Estrela do Rio Claro” “Salvadora” da Fraternidade Terceira.
DA CONSTITUIÇÃO DA ESTRELA
No dia 27 de outubro de 1895, reunidos, diversos Irmãos decidiram pela fundação da uma Loja em Rio Claro, ficando designado o dia 7 de dezembro de 1895, para a Sessão de Fundação. Aprovada a fundação da Loja, na mesma data foi designada sua primeira diretoria. Aprovado a fundação, a Loja ficou denominada Loja Simbólica “Estrela do Rio Claro”. Foi consolidada definitivamente, em 19/06/1896 sua Instalação, em 20/06/1896 sua Inauguração e em 24/06/1900 sua Sagração.
O TEMPLO
A Loja instalou-se inicialmente num prédio da rua 5, entre avenida 4 e 6 (hoje demolido). Em 27 de abril de 1903, adquiriu o terreno na avenida 9 com a rua 4 e iniciou a construção de seu Templo próprio que foi concluído em 1907, ao custo de 31.025,00 reis. Em 1946, com projeto do Irmão Vilmo Rosada, a Loja iniciou uma reforma e ampliou suas dependências, cujas obras terminaram em 1956, ao custo de CR$ – 640.000,00. Posteriormente sob orientação do Irmão Vilmo Rosado, foi feita a pintura e a decoração do Templo, que hoje é essa maravilhosa casa que nos abriga.
A nossa Loja sempre demonstrou grande prestígio e importância, tanto que ela possui todas as condecorações maçônicas. Isso levou as Altas cúpulas maçônicas a confiar no trabalho da Estrela e Autorizou para Rio Claro: Loja de Perfeição, Capítulo, Conselho de Kadosch, Consistório.
O prestígio de nossa Loja, também é demonstrado pela sua atuação de patrocinar criação e recuperação de outras Lojas, bem como criação de outras entidades maçônicas, como as Lojas: Barão de Ramalho de Pirassununga, Marrei Junior de Porto Ferreira, Perseverança e Vigor de Rio Claro, Fraternidade de Santa Gertrudes, Fraternidade de Limeira, Fraternidade Ararense.
-
São Paulo, 13 de setembro de 2022
Publicação: Secretaria de Comunicação e Informática do Grande Oriente do Brasil de São Paulo