Na noite de 30 de setembro de 2025, a A∴R∴L∴S∴ Carlos Gomes nº 1598, ao Oriente de São Paulo, jurisdicionada à 03ª Macrorregião do Grande Oriente do Brasil de São Paulo (GOB-SP), realizou Sessão Magna de Consagração e Entrega de Estandarte em celebração aos seus 75 anos de fundação. A solenidade foi conduzida no Rito Escocês Antigo e Aceito, sob a presidência do Venerável Mestre Ir∴ Flávio Augusto Phols.
A Sessão contou com a presença do Eminente Ir∴ Ruberval Ramos Castello, Grão-Mestre Estadual, que esteve acompanhado por diversas autoridades maçônicas, entre elas: Ir∴ Luiz Raphael Balbino Brandoliz (Secretário Estadual de Gabinete), Ir∴ Pedro Rodrigues Bueno Junior (Secretário Estadual de Orientação Ritualística), Ir∴ Gilvécio Paulo Arruda (Secretário Estadual Adjunto de Comunicação e Informática), Ir∴ Marcos Tomaz da Silva (Secretário Estadual Adjunto de Relações Internas) e Ir∴ Fábio Rubens Soares (Deputado Estadual).
A Comissão de Consagração foi composta pelo Eminente Ir∴ Ruberval Ramos Castello como Presidente, tendo como 1º Vigilante o Ir∴ Luiz Raphael Balbino Brandoliz, 2º Vigilante o Ir∴ Marcos Tomaz da Silva e Mestre de Cerimônias o Ir∴ Pedro Rodrigues Bueno Junior.
Abaixo a Descrição do Estandarte
O Estandarte possui o fundo na cor branca, representando a pureza, reforçando que todo maçom deve se livrar de qualquer impureza e vícios.
Acima da imagem de nosso patrono Carlos Gomes, temos a abreviação À∴G∴D∴G∴A∴D∴U, expressão honrosa ao nosso Criador, e, onde se lê a letra G, percebe-se em seu fundo a Estrela Flamígera, estrela de cinco pontas, simbolizando a eterna vigilância, orientando o maçom em sua busca pela retidão.
Logo abaixo temos um dos símbolos mais antigos da maçonaria, o Sol (à esquerda) e a Lua (à direita), sendo que o Sol representa o emblema do meio-dia e Lua o emblema da meia-noite, ou seja, o início e o término dos trabalhos maçonicos.
No centro do estandarte, temos a imagem do nosso Patrono Carlos Gomes juntamente com o instrumento musical harpa, sendo considerado o mais importante compositor de ópera brasileiro e o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala. É o autor da ópera O Guarani.
É de extrema importância destacar que nosso patrono, o maçom ANTONIO CARLOS GOMES, viu a verdadeira luz, em 24 de julho de 1859, iniciado na “Grande Benemérita e Grande Benfeitora Loja Amizade”, fundada em 13 de maio de 1832.
Logo abaixo da imagem do nosso Patrono, temos o Delta Luminoso, figura triangular, representando o “olho que tudo vê”, considerado o símbolo do mais alto poder, da sapiência, da verdadeira luz, sugerindo a Onipresença de Deus, o G∴A∴D∴U∴.
Ao lado direito da imagem do nosso Patrono, temos a coluna B, conhecida como Boaz, representando a força, local onde se encontram os aprendizes maçons.
Ao lado esquerda da imagem do nosso Patrono, temos a coluna J, conhecida como Jachin, representando a beleza e a estabilidade, local onde se encontram os companheiros maçons.
Em cima de cada coluna, temos as romãs, símbolo de união entre os maçons.
Entre as colunas, leia-se o nome e o título da A∴R∴L∴S Carlos Gomes nº1598, Est∴ da Dist∴ Maç∴, a data da sua fundação, 30∴09∴1950, o rito praticado pela loja: R∴E∴A∴A∴, bem como o nome da federação que a loja é subordinada, Federada ao GOB, Jurisdionada ao GOB-SP, Oriente de São Paulo.
Abaixo dessas escritas, temos o símbolo universal da maçonaria O Esquadro e o Compasso, e entre eles, a letra G, que significa Geometria ou a 5ª Ciência.
A celebração reforçou a relevância histórica da Loja Carlos Gomes nº 1598, que ao longo de suas sete décadas e meia de existência tem contribuído para a expansão da Ordem Maçônica em São Paulo, preservando a tradição e o trabalho em prol dos ideais da Arte Real.
🚀 O GOB-SP EVOLUINDO PARA VOCÊ!
📣 Secretaria de Comunicação e Informática do GOB-SP