LOJA ATLANTIS Nº 2999 COMEMORA BODAS DE ALEXANDRITA – 26 ANOS COM PALESTRA DO GRÃO-MESTRE

Na noite de 26 de agosto de 2022, a ARLS Atlantis nº 2999, Oriente de Campinas, do Rito Brasileiro e da 9ª Macrorregião realizou Sessão Magna com Palestra do Eminente Grão-Mestre Estadual Irmão Gerson Magdaleno sobre o tema “A influência da Energia em uma Sessão Maçônica”, com uma egrégora maravilhosa e de casa cheia.

Nesta data festiva, onde a Loja Atlantis comemora suas Bodas de Alexandrita de 26 anos de trabalhos a bem da Ordem, no final, o Grão Mestre recebeu uma placa de agradecimento da Loja pela visita nesta data especial.

Na ocasião o Grão Mestre Estadual, entregou a Loja, um Diploma de Reconhecimento em Homenagem ao Dia do Maçom, outorgado pela Assembleia Legislativa do estado de São Paulo – ALESP.

O Grão-mestre também deixou em suas palavras finais a reflexão filosófica sobre a conduta do Maçom dentro e fora de loja e como devemos promover a Harmonia constante em nossa vida e nas lojas.

A Sessão presidida pelo V∴M∴ Anderson da Silva Dias, abrilhantada por lojas coirmãs, visitantes representadas pelos seus obreiros, dentre eles Autoridades Maçônicas, Veneráveis Mestres, Mestres, Companheiros e Aprendizes.

 

ATLANTIS – DO SONHO À REALIDADE

As lojas maçônicas têm, por suas naturezas, características próprias tais como lojas que praticam estudos sobre ritualísticas, outras desenvolvem ações de benemerências, outras estabelecem que os esforços da loja devam ser, sobretudo, voltados à educação e outras ainda têm cunho político procurando colocar maçons em ponto chaves da sociedade civil.   Enfim, a Maçonaria, eclética como é pode se dedicar a quaisquer estudos dentro de loja exceto àqueles que por Constituição são proibidos em loja, como política partidária e religião. Visando e aproveitando a oportunidade que a Maçonaria nos dá no ecletismo do campo cultural, um grupo não muito grande de Maçons reunidos em uma viagem, decidiu por bem criar uma Loja que atendesse aos anseios de estudos variados, naturalmente seguindo uma metodologia prática e pedagógica que pudesse trazer aos Irmãos a oportunidade de participação aos assuntos fundamentais da Civilização.

O grupo de irmãos denominados “atlântides”, decidiu fazer a fundação de uma Loja na qual pudessem ser implantados os assuntos que diziam respeito à História, Filosofia e Ritualística. Assim nasceu a Loja Atlantis, que antes de ser uma Loja Maçônica era um ideal para aquele grupo. A Loja Atlantis surgiu como um sonho para o grupo de maçons que acreditavam que o Conhecimento é a única forma de perpetuação da vida através dos tempos. O grupo, por unanimidade, reconheceu que as duas profissões mais importantes para o desenvolvimento cultural universal eram a do Professor e a do Escritor e classificou essas duas profissões como as mais importantes para o desenvolvimento civilizatório. Embalado por essa crença, alicerçada no Conhecimento Universal, o grupo de “Atlântides” fundador da Loja dirigiu toda a sua energia para que o espírito dela pudesse ao mesmo tempo ser Professor e Escritor ensinando pelo primeiro e mantendo a memória dos ensinamentos pelo segundo. Ela, a Loja, seria também um diligente aluno aprendendo em cada trabalho, sugando avidamente em cada tema a força cultural da Civilização.

Pelo lado prático a inspiração da criação da Loja Atlantis foi baseada no magnífico conhecimento de Platão, aluno de Sócrates e professor de Aristóteles, retirando dele a ideia original de se fazer algo muito parecido que por ele foi criado nos arredores da cidade de Athenas, a Academia Platônica, ou Akademus, a primeira universidade do mundo e mais do que isto, o primeiro centro de aprendizado de todos os conhecimentos existentes. Tudo o que se fosse fazer na Loja Atlantis seria tudo o que Platão fez, isto é, a persistente busca da Cultura e do Conhecimento.  A Loja Atlantis então optou por se parecer com a sistemática de estudos da Academia de Platão e os seus obreiros colocaram a metodologia de Platão de ensinar através de perguntas e respostas adaptando quaisquer temas a esse sistema pedagógico.

O resultado foi formidável! Descobrimos que um tema, mesmo longo e muitas vezes cansativo, quando lido de maneira formal por um só obreiro, transforma-se em um trabalho altamente dinâmico e muito interessante quando feito na forma platônica, isto é, como perguntas e respostas.

Os nossos temas, dos quais todos em loja participavam, foram então feitos desta forma e recebemos a aprovação unânime dos obreiros da Loja e dos visitantes que eventualmente participavam dos trabalhos e que se davam ao prazer de participar dos trabalhos. A sistemática pedagógica platônica foi levada às demais Lojas que se interessaram e sempre houve aprovação e alto índice de aproveitamento das matérias estudadas. Tivemos uma linha de trabalho bem objetiva e a Antropologia, a história da Humanidade e a História da própria Maçonaria foram os temas constantes e básicos para o desenvolvimento dos estudos da Atlantis. Incluímos em nossos estudos um minucioso trabalho sobre Ritualística Maçônica e nos dedicamos à busca do aperfeiçoamento dos atos litúrgicos dentro de nossas sessões.

Assim, nós queremos ser alunos para aprender, professores para ensinar e finalmente queremos ser escritores para perpetuar o Conhecimento Universal e é com estes objetivos que aqui escrevemos, registramos e desenvolvemos nossos esforços em prol do Saber puro como uma grande e eloquente homenagem ao nosso mestre Platão, o grego que mudou a forma de pensar da Humanidade. A Loja Atlantis deixou de ser somente uma Loja para se tornar para nós um ideal a ser alcançado através do Conhecimento no Universo Maçônico.

Pelo Ir∴ André Vieira Filho, um dos Fundadores da Loja Atlantis nº 2999 e membro da Academia Campinense Maçônica de Letras – Cadeira 30

  • São Paulo, 13 de setembro de 2022

Publicação: Secretaria de Comunicação e Informática do Grande Oriente do Brasil de São Paulo

 

Compartilhe Esse Post

Posts Recentes

Materiais da Campanha

Os materiais serão disponibilizados conforme o calendário da campanha