Na noite de 31 de maio de 2022 no Oriente de São Paulo, a A∴R∴G∴B∴L∴S∴ Marques de Pombal nº 1220, do Rito Escocês Antigo e Aceito e da 4ª Macrorregião, realizou-se a Sessão Magna de Iniciação dos agora Aprendizes Davidson Odamir Bonora e Denis Alfredo Costa Sanches.
A Sessão presidida pelo V∴M∴ Marcos Renato Pinto Rodrigues foi abrilhantada por lojas coirmãs e visitantes representadas pelos seus obreiros, dentre eles Autoridade Maçônica, Veneráveis Mestres, Mestres, Companheiros e Aprendizes.
A Loja foi fundada em 13 de agosto de 1953, onde foi eleita a primeira administração, adotando-se, por unanimidade, o nome “Marquês de Pombal”.
“Marquês de Pombal”, cujo nome é Sebastião José de Carvalho e Melo, é considerado o maior estadista português. Durante o reinado de d. José I, reformulou a economia, o ensino e toda a administração pública de seu país.
Em 1953 a colônia lusitana era predominante no bairro da Vila Maria. Esses homens respeitados, dignos e trabalhadores, puseram mãos à obra e alugaram uma casa na Rua Margarino Tores e montaram um Templo Maçônico.
O local alugado onde, inicialmente, eram realizadas as sessões, foi solicitado por seu proprietário. Mas, com a colaboração do brilhante irmão Fernando de Almeida Frias, as sessões passaram a ser realizadas em sua residência.
Os obreiros compraram, então, um terreno na Rua Horácio de Castilho e, com as próprias mãos, edificaram um Templo. Com o passar dos anos o número de obreiros foi crescendo e a antiga oficina tornou-se pequena. Resolveram, então, construir um Templo que fizesse jus à grandiosidade do bairro.
Mais uma vez os Irmãos da Loja “Marquês de Pombal” uniram suas forças e, com muita dedicação e trabalho, adquiriram um terreno localizado à Avenida Alberto Byington, nº 177, no bairro da Vila Maria, onde construíram seu Templo. Em 20 de agosto de 1966, foi realizada a Sessão de Sagração do Templo da Loja “Marquês de Pombal”, onde se encontra instalada até hoje.
- São Paulo, 01 de junho de 2022